A Igreja do Regional Sul 2 da CNBB realizou, nos dias 23 e 24 de setembro, a 38ª Assembleia do Povo de Deus. Pela primeira vez, o evento aconteceu por províncias, ou seja, simultaneamente em Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina. Além de ampliar a participação, pois cada província reuniu mais de 200 pessoas, enquanto que as precedentes assembleias anuais centralizadas num único lugar reuniram cerca de 150, veio em destaque a descentralização e a Igreja-Comunhão.
Durante a Assembleia Provincial, as Arquidioceses e as Dioceses partilharam como estão vivendo as diretrizes traçadas pelo Regional e cada uma elegeu um destaque para apresentar aos participantes.
O tema principal da Assembleia foi a Iniciação à Vida Cristã, assessorado em Curitiba por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB; em Cascavel por Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre; em Londrina pelo Pe. Claudemir Caprioli e em Maringá pelo Pe. Sidnei Fabril.
A exposição dessa temática nas quatro províncias centrou-se na motivação para que seja implementada a Iniciação à Vida Cristã onde não acontece e alargado o que já se faz em vista de formar discípulos missionários nas comunidades, Pastorais, Movimentos e Organismos. Mais: desenvolver um processo que leve a uma maior conversão a Jesus Cristo, forme discípulos, renove a comunidade eclesial e suscite missionários que testemunhem sua fé na sociedade. Um projeto que contempla a centralidade da Palavra de Deus e a inspiração catecumenal, num Igreja em saída.
Na manhã de domingo, um momento central em cada uma das Assembleias foi o lançamento da Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação. Em Londrina a apresentação foi realizada por Dom Geremias Steinmetz, em Cascavel pelo Pe. Elizandro Spillere e Pe. Emerson Detoni, em Maringá pelo Pe. Nailson Bacon e Ir. Jeane Szeremeta e em Curitiba pelo Pe. Mário Spaki.
Após a exposição sobre como acontecerá a Ação, os bispos presentes em cada Assembleia, juntamente com um representante de cada expressão vocacional (padre, religiosa, família, leigo) foram convidados a conduzir uma dezena do Rosário. Desta forma, pela primeira vez, a Igreja do Regional Sul 2 se uniu em oração pelas vocações, realizando aquilo que está sendo proposto a partir de 2018: que em todos os encontros, reuniões, celebrações da Igreja se comece ou termine rezando uma dezena, ou mais, do Rosário pelas vocações.
Para marcar o lançamento dessa Ação Evangelizadora, após a oração, cada participante recebeu das mãos do Bispo de sua Diocese um folder, que foi produzido para ser distribuído em todas as paróquias e comunidades do Paraná. Receber esse folder, recordou Pe. Mário Spaki, significa o comprometimento com a Igreja de que assumiu junto essa Ação Evangelizadora e a levará adiante em sua Pastoral, Movimento ou Organismo.
Confira como foi o lançamento na província de Curitiba:
Veja algumas fotos da 38ª Assembleia do Povo de Deus em cada província: