Nos dias 27 a 29 de junho, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Paraná (PR) promoveu um curso para formadores com o Pe. Amedeo Cencini, psicoterapeuta italiano. O evento aconteceu na Paróquia Santo Antônio, em Curitiba (PR), e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas: provinciais, formadores, diretores espirituais, animadores vocacionais, membros das comunidades formativas, padres diocesanos etc. O tema abordado pelo assessor foi: “Modelo da Integração e Relação entre a formação inicial e permanente”. Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, esteve na abertura e Dom João Seneme, bispo de Toledo, durante todo o primeiro dia.
No segundo dia do encontro, Pe. Mário Spaki, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, teve a oportunidade de apresentar a proposta de uma Ação Evangelizadora em prol das vocações: Cada comunidade uma nova Vocação. A ação, que já conta com a aprovação total dos bispos do Paraná e deve ter início na Quinta-feira Santa do próximo ano, foi acolhida com entusiasmo e alegria por todos os religiosos.
No final da exposição, Pe. Mário convidou os/as provinciais para subirem ao palco, cerca de 60 estavam presentes, e perguntou se eles desejavam assumir juntos, com coragem, a Ação Evangelizadora. A resposta foi afirmativa e entusiasta. Então, perguntou aos participantes da sala se também eles assumiriam, dado que seus provinciais tinham acolhido. Outra resposta afirmativa de todos, com muita alegria. Foi um momento muito bonito!
Após a apresentação do Pe. Mário, a presidente da CRB nacional, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro (mad), falou a todos do apoio total da CRB. Também o Presidente da Comissão Regional dos Presbíteros, Pe. Valdecir Badzinski, falou que a ação enche seu coração de esperança e ressaltou que pode contar com o comprometimento dos padres do Paraná.
Na conclusão da apresentação, Pe. Mário convidou toda a assembleia a rezar uma dezena do rosário pelas vocações. Dado que a Ação Evangelizadora: Cada comunidade uma nova vocação tem como um dos eixos principais a oração consciente e insistente ao Senhor da Messe pelas vocações, pela intercessão de Nossa Senhora. Enquanto rezavam, Pe. Amedeo Cencini segurou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, com a qual abençoou a todos.